Rede Anti-Pobreza de Beja tem “grandes desafios” para concretizar este ano
Escrito por Rádio Planíce em Fevereiro 6, 2023
O Governo português já definiu a Estratégia nacional contra a pobreza para 2023, coordenada por Sandra Araújo, que trabalhou mais de 30 anos na EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza. Com o plano definido, importa agora passar à acção.
Para saber qual o ponto de partida da EAPN da capital do Baixo Alentejo, a Planície conversou com um dos responsáveis, João Martins, onde foi assumido que este “é um problema não só do país, mas de todos nós. É preciso procurar a dignidade humana com políticas sociais e maior proximidade do trabalho em rede”. Este é por isso, “um grande desafio que temos em mãos” e a que “ninguém pode ficar indiferente”.
Com uma realidade diferente de distrito para distrito, a rede já identificou os principais problemas que afectam a área de Beja e que contribuem para o aumento das condições de vida as pessoas. Desde logo, “um problema demográfico, o envelhecimento da população, com muitos idosos, muitas vezes isolados. É um distrito onde temos uma comunidade cigana em situação de pobreza e novas questões de integração dos migrantes”.
Outro problema identificado no Alentejo e que não é novidade, é a “capacidade de fixação e atracção de pessoas” para a região, facto que influencia os dados demográficos. Na opinião de João Martins, o projecto de Alqueva, “alavanca inúmeras oportunidades”, mas a dificuldade é “encontrar pessoas para trabalhar”, questões que estão em cima da mesa e que importa agora, “arranjar soluções com propostas concretas”.
A Rede Europeia Anti-Pobreza de Beja está a trabalhar em rede, com a Estratégia nacional de combate a um problema social, que a todos diz respeito.