Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Petição Pública sobre o Aeroporto de Beja dirigida ao Governo

Escrito por em Fevereiro 5, 2023

Depois da entrega de um Memorando à Comissão Técnica Independente – CTI, a Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã – “Sim! O Aeroporto Internacional de Beja é parte da solução”, lançou uma Petição Pública dirigida ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Primeiro Ministro, António Costa e ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, de apoio e defesa da Solução Beja.

No documento pode ler-se que pela primeira vez, a infraestrutura é considerada “como parte da solução” e que a sua utilização, “há muito que devia ser equacionada, para evitar-se a necessidade de precipitados investimentos e as crescentes assimetrias regionais no país”.

O facto de o Aeroporto de Beja já estar construído e a funcionar, numa área pública de 800 hectares, permite que haja uma expansão de “acordo com as necessidades da sua área geográfica”, que abrange o distrito de Setúbal, Alentejo, Estremadura e Andaluzia, como complemento aos aeroportos de Lisboa e Faro.

O principal argumento da Plataforma Cidadã é o Aeroporto de Beja ser “parte da solução e não um problema do Alentejo”, mas acima de tudo, uma necessidade de “interesse nacional”.

A Petição Pública está disponível em https://www.facebook.com/sim.ao.aeroporto.de.beja/