Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Serpa promove hoje projecto “Rota do Território Hospitalário”

Escrito por em Janeiro 31, 2023

Uma sessão de apresentação do vídeo promocional do projecto “Promoção da Rota do Território Hospitalário”, vai ter lugar hoje, dia 31, pelas 11h00, no Auditório do Museu do Cante Alentejano, em Serpa.

Trata-se de uma iniciativa enquadrada no Projecto Território Hospitalário, que junta os municípios de Aracena, Aroche, Moura e Serpa, numa cooperação transfronteiriça para o fomento do Turismo Cultural da Raia, através da história medieval comum e da partilha do rico património histórico associado à presença da Ordem dos Hospitalários.

Esta aproximação não é só benéfica a nível turístico e histórico, mas o objectivo é que leve a outras parcerias como “o desenvolvimento de candidaturas conjuntas” e a “dinamização de regiões do interior, às vezes separadas por uma linha imaginária, mas que têm muito em conjunto”, segundo palavras à Planície, do presidente da autarquia de Serpa, João Efigénio Palma.

O vídeo pretende promover uma rota histórico-cultural dos municípios parceiros, sob o lema “Quatro Castelos, o mesmo Horizonte”, bem como divulgar o Festival Território Hospitalário que inclui a Mostra de Música Antiga de Aracena, a Noite das Velas do Castelo de Aroche e a Feira Histórica de Serpa, numa partilha de experiências culturais e de fruição do património histórico.

Esta acção serve ainda como espaço de discussão e delineamento de novas parcerias, de balanço técnico do projecto e para o lançamento das actividades para 2023.