Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Pela Manhã

08:15 08:59

Atual

Pela Manhã

08:15 08:59

Background

Apoio e 220 mil euros para os bombeiros de Beja origina discórdia

Escrito por em Janeiro 31, 2023

A Comissão Política Concelhia de Beja do Partido Socialista “congratula-se” com a aprovação, em sede de Reunião de Câmara Municipal, do Protocolo entre a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Beja e a Câmara Municipal.

Na nota de imprensa pode ler-se que o acordo “prevê um financiamento de apoio regular de 220 mil euros, além do adicional de cerca de 100 mil euros”, para funcionamento das duas Equipas de Intervenção Permanente, a última das quais constituídas em 2022.

O PS destacou a tomada de posição da CDU na reunião. “Saudamos de igual forma o voto positivo da Coligação ‘Beja Consegue!’, sendo de referir que a C D U se absteve com um argumento pouco sustentado, se tivermos em conta o seu período em exercício de funções, exigindo agora que a Autarquia fosse mais além nesse apoio”.
Tratando-se de um Protocolo aceite pelas duas partes, Bombeiros Voluntários de Beja e Câmara Municipal, a Comissão Política Concelhia de Beja do PS, disse ser “estranho que os Vereadores da Coligação Democrática Unitária venham apelar à Câmara Municipal que ‘se fosse mais além…’ não votando favoravelmente a proposta”.

A proposta de apoio financeiro anual de 220 mil euros agora aprovada traduz-se num aumento de mais de 80% relativamente a 2022 (120 mil euros), “quando em 2017, último ano de mandato da Coligação Democrática Unitária à frente dos destinos da Câmara Municipal de Beja, o valor do apoio concedido aos Bombeiros não ultrapassava os 90 mil euros anuais”, referem.

PS critica a posição da CDU quanto à tomada de posição do protocolo aprovado entre a Câmara de Beja e os Bombeiros Voluntários daquela cidade.