Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Serpa Terra Forte

09:00 09:59

Atual

Serpa Terra Forte

09:00 09:59

Background

“Mobilidade e Transporte” reúne especialistas hoje no Alentejo

Escrito por em Janeiro 26, 2023

Durante dois dias, hoje (26) e amanhã (27), o IV Fórum da Energia e Clima debate com o tema “Mobilidade e Transporte Ferroviário”, no Auditório da CCDR Alentejo, em Évora.

O painel é composto por diversos especialistas nacionais e internacionais ligados ao sector, onde vai ser abordado o novo desenho das cidades, o papel da ferrovia na coesão territorial e no desenvolvimento económico. A necessidade de mais transporte público vai igualmente estar em cima da mesa nesta conferência, onde se prevê que sejam partilhados e reflectidos estes interesses pelas várias entidades.

Como anfitriã, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR), marca presença e tem como orador o vice-presidente Aníbal Reis Costa.
Uma das prioridades da comissão é precisamente abordar a questão da mobilidade. “Com o Programa Alentejo 2030, prevê-se no domínio especifico do ‘Alentejo + Conectado’, foco na mobilidade regional na vertente ferroviária, com particular importância na linha do Alentejo, troço Casa Branca/Beja”.

A oferta de alternativas de transporte, é para o vice-presidente um dos principais contributos para o “desenvolvimento regional”, declarou.

Por isso, espera que nestes dois dias de trabalho, existam “momentos de partilha e reflexão com especialistas e responsáveis do sector da mobilidade e intervenientes locais”, essenciais para a concretização dos projectos.

A conferência “Mobilidade e Transporte Ferroviário”, decorre no âmbito do Projeto GUARDIÕES, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).