A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Bombeiros de Moura instalam 60 painéis fotovoltaicos e reduzem custos energéticos

Escrito por em Janeiro 24, 2023

Os gastos a rondar os 31 mil euros em consumo de energia em 2022 feitos pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Moura, levou a actual direcção a tomar medidas. Este valor representou mais 44% do que em 2021.

A direcção, presidida por Manuel Catarrunas, decidiu reduzir os custos, “para manter o equilíbrio financeiro”, uma das prioridades de todos os membros para os próximos anos.
Foram assim instalados no passado dia 18 de Janeiro, cerca de 60 painéis na Central Fotovoltaica para Autoconsumo dos Bombeiros de Moura, um investimento total de 53.740,00 euros.

“Efectuámos uma candidatura ao programa PPEC – Eficiência Energética da Direcção-Geral de Energia, o qual foi aceite”, num sistema destinado a autoconsumo, com uma potência de 21,28 Kwa”. O financiamento do programa apoiou em 30% (16.122,00 euros) o investimento, com o valor restante, “38 mil euros suportado pela associação com fundos próprios”, clarificou Manuel Catarrunas.

O presidente voltou a destacar que esta importante medida foi pensada para “contribuir para a redução de custos da associação”, um passo que na sua opinião é “extremamente importante”.
A pensar na eficiência energética e na redução de custos, os Bombeiros de Moura instalaram cerca de 60 os painéis fotovoltaicos para autoconsumo.