Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Turismo no concelho de Moura volta a ser “estratégia” em 2023

Escrito por em Janeiro 23, 2023

Como um dos sectores principais na “estratégia de desenvolvimento do concelho”, o turismo volta a ser uma das prioridades da Câmara de Moura para 2023. O presidente da autarquia, Álvaro Azedo, confirmou em declarações à Planície, que este segmento de investimento “vai continuar a afirmar o destino do concelho de Moura, nas mais diversas vertentes”.

Relembrando que “2022 foi um ano de crescente exposição do nosso concelho em termos mediáticos”, nomeadamente “em programas de referência como o ‘Sociedade Civil’ (RTP), mas também ao nível de publicações nacionais no sentido desta nossa chancela ‘Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo’, ter cada vez mais repercussões nacionais e internacionais”.

Neste novo ano que agora começou, a aposta do município mantém-se com a colaboração dos empresários do concelho, em especial com a “Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, tal como a Central de Cervejas e Bebidas no tocante à Água Castelo, como os nossos principais parceiros”.
Mais do que promover e divulgar a localidade, Álvaro Azedo reafirmou que “é uma obrigação” do município “criar uma mobilização destes recursos e que tenham repercussões na imprensa. Aquilo que aconteceu em 2022 alavancou esta mostra que é o nosso concelho Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo”.

Recorde-se que no ano passado, além do programa na RTP que escolheu Moura para produzir um episódio dedicado ao tema “Água”, também em Novembro, o guia ‘Boa Cama Boa Mesa’, do Jornal Expresso, destacou o Azeite de Moura, através do projecto ‘Da terra à mesa’, que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, informou a autarquia. A reportagem deu origem a um episódio do programa ‘Boa Cama Boa Mesa’ transmitido pela SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.
O portal Sapo Viagens destacou o Lagar de Varas do Fojo, numa reportagem publicada sobre museus portugueses dedicados ao azeite, e deu igual destaque ao Castelo Encantado, num outro trabalho sobre aldeias e castelos a visitar na quadra natalícia.

Em Dezembro o programa televisivo “Experiências.pt” escolheu o concelho de Moura para rodar um dos seus episódios, tendo destacado a Herdade da Contenda e a Estação Náutica de Moura – Alqueva. A brama dos veados, a observação do céu nocturno e a prática de desportos náuticos foram o principal foco deste trabalho, que para além de estar a ser transmitido pelo canal Casa Cozinha, irá, durante este ano, passar no canal Odisseia, em Espanha, e nos voos da TAP, segundo adiantou o município.