A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Concelho de Beja vai ter reforço de abastecimento de água

Escrito por em Janeiro 20, 2023

A Câmara Municipal de Beja e a empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), assinaram na manhã de ontem, dia 19, um contrato para reforçar a fiabilidade do sistema de abastecimento de água, beneficiando mais de 26 mil habitantes do concelho de Beja.

Na sequência de um concurso público, a empreitada com um prazo de execução de 365 dias, pelo valor de 2.633.776,00, foi adjudicada à empresa Gr4PT e contempla a execução de um novo abastecimento à cidade, entre a ETA da Magra e o Reservatório dos Falcões.

O contrato abrange também um sistema elevatório composto por Estação Elevatória, ampliação da reserva do dito reservatório e uma adução em conduta elevatória até ao Reservatório da Conceição, a substituição das condutas elevatórias na saída da Estação Elevatória da Pia Quebrada para a cidade, a execução de desvio da conduta Adutora ETA do Roxo-Reservatório da Atalaia em Santa Vitória e a substituição de troço da conduta Adutora entre Santa Vitória e Mombeja.

Em nota de imprensa enviada à Planície, a AgdA mencionou que com estas importantes intervenções, “será garantida uma maior fiabilidade da Adução à cidade de Beja, com duas aduções independentes às reservas do centro da cidade, que vem complementar a fiabilidade que já tinha sido alcançada com as 3 origens de água atualmente existentes: Captações das Terras Frias, ETA do Roxo e ETA da Magra”.

Foi assinado o contrato entre o município de Beja e a empresa Águas Públicas do Alentejo, que irá permitir alargar o abastecimento de água a mais habitantes do concelho.