A tocar

Título

Artista

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Barragem de Alqueva perto de atingir 90% da sua capacidade

Escrito por em Janeiro 19, 2023

São 64 as barragens portuguesas que já atingiram 80% da sua capacidade de resposta, de acordo com declarações à imprensa da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante uma audição da Comissão de Agricultura e Pescas. A Barragem de Alqueva está com 89% do armazenamento, mas existem outras com maiores limitações. Entre elas Bravura (Barlavento Algarvio), que a ministra relembrou que está nos 12%, Campilhas e Monte da Rocha (Sado) e Santa Clara (Mira).

Na entrevista recente ao Jornal de Negócios, o presidente da EDIA, José Pedro Salema, anunciou que o maior reservatório artificial de água na Europa, armazenou mil milhões de metros cúbicos de água, só com as chuvas de Dezembro.
Salema referiu à publicação que Alqueva beneficiou com os “fenómenos extremos” meteorológicos, sendo as cheias consideradas como “o outro dos agricultores nos próximos anos”, com estes “números impressionantes”.

Outro tema referenciado pelo empresário foi a consciência que os agricultores de hoje têm de proteger o ambiente, rentabilizando a eficácia da água. “O Alqueva é um oásis de desenvolvimento porque os seus projectos têm quase todos menos de 10 anos e como tal utilizam tecnologia do século XXI. Para além de existirem muitas empresas de aconselhamento de rega a trabalhar em

Alqueva, há serviços gratuitos que fornecem informação pertinente e ainda censores de humidade que dizem até onde está a chegar a água que estamos a distribuir”.
2022 foi um excelente ano para a infraestrutura, com todos os recordes registados em volumes captados e distribuídos, tendo conseguido chegar a todos os pedidos.

Neste momento a sua capacidade de armazenamento está perto de atingir os 90%.