A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Maioria das escolas do distrito de Beja encerram hoje com a greve dos professores

Escrito por em Janeiro 18, 2023

Arrancou esta segunda-feira, dia 16, a greve de professores por distritos. A luta dos docentes estende-se hoje ao distrito de Beja, com encontro no Largo das Portas de Mértola e conta com a participação do Agrupamento de Escolas de Moura. A maior parte das escolas no distrito e no concelho de Moura está encerrada e sem aulas.

Hoje, de acordo com o presidente do Sindicato de Professores da Zona Sul, Manuel Nobre, haverá na capital de distrito “a distribuição de documentos” e “esclarecimentos à população sobre os motivos que os professores têm para intensificarem a luta”. Neste dia, está ainda prevista “a recolha de assinaturas para uma posição geral a entregar ao Governo sobre o estado da educação e da escola pública”.

Os docentes do distrito de Beja do agrupamento de Moura juntam-se às contestações das propostas do Ministério da Educação na negociação da revisão do regime de mobilidade e recrutamento de pessoal docente, por um lado, e por outro, reivindicam soluções para problemas antigos, relacionados com a carreira docente, condições de trabalho e salários.