A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Falta de sangue no hospital de Beja. ULSBA apela à dádiva urgente

Escrito por em Janeiro 16, 2023

O Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, alia-se ao Instituto Português do Sangue da Transplantação e faz um sentido apelo à dádiva de sangue.

Os meses de Janeiro e Fevereiro são habitualmente marcados pela instabilidade das reservas de sangue nos hospitais por serem meses de agravamento das infecções respiratórias e, neste momento, é urgente repor o armazenamento de sangue nos hospitais.

Perante a urgência, o Hospital de Beja diz ter as reservas de sangue em baixo e pede aos dadores dos grupos A e O (Rh+ e Rh-)
A directora do serviço da ULSBA, Cláudia Norte, sublinhou em nota de imprensa enviada à Planície que “tal como a nível nacional, também há essa falta e ainda não foi possível suprir as necessidades do Hospital”.

A unidade de saúde já tomou “várias medidas de mitigação, como por exemplo, o reforço do agendamento de brigadas, a convocação extraordinária de dadores e um apelo interno aos profissionais da ULSBA”. E reforçou: “Venha dar sangue quem pode!”.

A dádiva deve ser efectuada no Serviço de Imunohemoterapia (Piso 0), no Hospital de Beja, nos seguintes horários: 2.ª e 5.ª feira – Manhã: 9h30h – 12h30h; Tarde: 14h30h – 19h00h. 3.ª feira – Manhã: 9h30h – 12h30h; Tarde: 14h30h – 16h00h. 4.ª feira – Manhã: 9h30h – 12h30h. 6.ª feira -Tarde: 14h30h – 16h00h.

Para ser dador de sangue, é necessário ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 ou mais quilos e ser saudável. Para mais informações, consulte o portal do SNS 24.