A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Um milhão de euros para a reabilitação do Castelo de Portel

Escrito por em Janeiro 13, 2023

Classificado como Monumento Nacional, a reabilitação do Castelo de Portel, com obras de recuperação e valorização, num investimento de cerca de um milhão de euros, aguarda decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja.

Segundo declarações à Planície do presidente da autarquia de Portel, José Manuel Grilo, “o castelo é um projecto que está elaborado e que foi a concurso”. No entanto, “neste momento houve um concorrente que reclamou e está no tribunal para decisão”.
O investimento de requalificação, vai ser nas muralhas do castelo, “principalmente na torre de menagem e da parte construída. Queremos dotá-lo de melhores condições de acessibilidade, de segurança e beneficiá-lo”.

O monumento, propriedade da Casa de Bragança, confere através de um contrato comodato entre o proprietário e o município, uma autorização que de acordo com o autarca, “permite fazer esta intervenção para salvaguarda do nosso património”.
Com um Orçamento Municipal para 2023 superior a 14 721 000 euros, menos 70.000 euros do que o do ano passado, Portel tem várias obras previstas, entre elas, a construção dos Centros de Saúde de Monte de Trigo e Vera Cruz, o projecto para o Parque de Feiras e Exposições, a ampliação das piscinas municipais, o Centro Interativo do Montado e a requalificação da Escola EB 2,3 D. João de Portel.

Entretanto, o município já assumiu a transferência de competências nas áreas da saúde, acção social e educação.
Para já, Portel aguarda a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja para a reabilitação do castelo.