A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Protecção Civil anuncia que helicóptero de ataque a fogos regressa a Moura

Escrito por em Janeiro 13, 2023

O Comando Sub Regional de Emergência e Protecção Civil do Baixo Alentejo, realizou esta quarta-feira, dia 11, em Beja, uma reunião com os órgãos de comunicação social e o importante papel da imprensa na divulgação e sensibilização junto da comunidade, bem como, das dinâmicas de Protecção Civil, na salvaguarda da vida humana, do património ambiental e cultural e da propriedade do distrito.

No encontro liderado pelo Comandante Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Baixo Alentejo, Carlos Pica, foi feito o ponto de situação com a Planície dos principais assuntos partilhados nas instalações do Governo Civil da capital de distrito.
Começou por ser explicado o actual quadro legislativo, para que “a lei de bases (da Protecção Civil), possa ser republicada com o novo enquadramento, com o Sistema Integrado de Operações e Socorro que foi publicado em Dezembro de 2022”.

Nesta nova reorganização e com a prevenção e segurança sempre presente, o comandante adiantou ainda uma boa notícia para o concelho de Moura: o helicóptero de ataque inicial a fogos florestais vai ser recolocado no Centro de Meios Aéreos de Moura, no dia 01 de Junho deste ano. De relembrar que este meio de combate aéreo foi retirado em 2020, tendo havido na altura algumas vozes de protesto contra a decisão.

Houve ainda a preocupação por parte do responsável de abordar outros assuntos, entre eles, “a coordenação institucional” e a “organização operacional com as várias entidades”. Foi ainda debatida a forma como se coordena “um teatro de operações e o glossário das siglas”, que será enviado posteriormente à imprensa como assegurou.

O encontro com o conjunto de entidades, foi mais do que uma conversa, “foi a partilha de informação, desafios e a participação de acções planeadas para este ano”, declarou o Comandante Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Baixo Alentejo, Carlos Pica.