A tocar

Título

Artista

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

CIMBAL divulga projecto de alimentação sustentável no Alentejo

Escrito por em Janeiro 13, 2023

Na primeira reunião deste ano, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, realizada a 09 de Janeiro, contou com vários temas na sua agenda de trabalhos.

Nesse sentido, foi apresentado o projecto TerrAlimenta, financiado pelo PDR 2020, com uma parceria alargada constituída pela CIMBAL e pelos cinco Grupos de Acção Local com actividade no Baixo Alentejo, entre eles, ESDIME, Terras Dentro, Rota do Guadiana, Terras do Baixo Guadiana e Alentejo XXI.

O principal objectivo é o de implementar o Sistema Alimentar Territorializado que promova uma alimentação sustentável, saudável e tendencialmente de base local. Pretende divulgar ainda a capacitação dos agentes do território, tendo por base os princípios da Dieta Mediterrânica. Tem a data de arranque prevista para o próximo mês de Março.

No plenário foram ainda assinados os protocolos de financiamento estabelecidos entre a CIMBAL e os municípios, ao abrigo do programa RecolhaBio – Apoio à implementação de projectos de recolha selectiva de biorresíduos, no montante de quase um milhão de euros, financiado a 100% pelo Fundo Ambiental.

Foi também efetuado o arranque dos trabalhos para a ITI – Investimento Territorial Integrado do Baixo Alentejo 2021-2027, que a entidade irá gerir enquanto Organismo Intermédio, e permitirá acesso dos treze municípios ao financiamento de fundos comunitários do período de programação PT2030. A fase seguinte é a elaboração do respectivo Plano de Acção, o qual será objecto de negociação com a Autoridade de Gestão do Alentejo 2030.