Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

ACOS reuniu 350 mil quilos de lã para comercialização internacional em 2022

Escrito por em Janeiro 11, 2023

O Serviço de Tosquia de Ovinos prestado pela Associação de Agricultores do Sul (ACOS), tem adesão crescente a cada ano que passa e as inscrições para a campanha deste ano, já estão a decorrer.

Esta actividade que tem como propósito suprir as necessidades dos criadores e a criação de escala, envolve a disponibilização de equipas de tosquia, a concentração da lã e a respectiva comercialização, segundo informação da associação enviada à Planície.

As equipas de tosquiadores da ACOS executam todas as fases do processo inerentes à tosquia dos ovinos, nomeadamente a apanha dos animais, a tosquia propriamente dita e o ensaque da lã. A campanha aposta na valorização da lã dos efectivos ovinos dos seus associados. Ao ser vendida de forma agrupada, depois de escolhida e loteada, a lã atinge preços mais elevados no mercado mundial.

A adesão dos sócios da ACOS a este serviço tem vindo a aumentar todos os anos. Em 2022, as equipas da ACOS tosquiaram mais de 142 mil ovelhas, um número que representa mais 16 mil ovinos que no ano anterior, ou seja, cerca de 13 por cento mais. De destacar que em 2021 foram tosquiados 126.200 ovinos, mais 26 mil que no ano anterior.

No que diz respeito ao volume de lã, em 2022 a ACOS reuniu cerca de 350 mil quilos para comercialização no mercado internacional. Este volume representa cerca de 50 mil quilos mais que no ano anterior e mais 90 mil quilos que em 2020.

O Serviço prestado pela ACOS, de tosquia, concentração e comercialização da lã, integra-se numa parceria com uma cooperativa espanhola com dimensão e experiência consolidada no mercado internacional.