A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Meteo Alentejo: Explicação para as temperaturas acima da média

Escrito por em Janeiro 10, 2023

Um fenómeno pouco comum para a época, são as temperaturas mais elevadas que predominam no Alentejo até pelo menos ao final desta semana com os termómetros a atingir entre os 18 a 20 graus.

A Planície conversou com Luís Mestre da Meteo Alentejo, que alertou que desde Dezembro que se verificam estas temperaturas. “Estamos sob a influência de massas de ar húmidas e consequentemente quentes que vêm do Atlântico e trazem consigo humidade e precipitação”.

Este fenómeno “vem sempre associado a situação de temperaturas amenas, por isso é que estamos agora com as mínimas a chegar aos 15 graus e as máximas entre os 18 e os 20”.
A situação vai manter-se até amanhã, quarta-feira (11), factos recorrentes que acontecem segundo Luís Mestre, “quase sempre quando vem chuva, embora passageira. A partir de quinta-feira (12), prevê-se o fim da chuva e deixamos de ter estas massas de ar a chegar até nós”. Como tal, o tempo volta a ficar mais frio.

Com um serviço sempre actualizado, a Meteo Alentejo comemorou ontem 12 anos ao serviço das comunidades, um projecto que começou “com pouca expressão e apenas com o objectivo de divulgar o estado do tempo em Serpa”, declarou o responsável.

O balanço desta efeméride é bastante positivo. “Têm sido 12 anos de grande expansão deste trabalho, em que construímos a primeira e única Rede Regional de Estações Meteorológicas do nosso país”.

Actualmente, a organização que presta um serviço público, conta com 55 estações meteorológicas, estando presente nos 47 concelhos que fazem parte da região.