A tocar

Título

Artista

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Municípios do Alentejo são exemplo na recolha de lixo

Escrito por em Janeiro 9, 2023

Quando se trata da recolha de resíduos, a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, confirma que o modelo mais eficiente, “tanto pela quantidade, quanto pela qualidade”, é o sistema de recolha Porta-a-Porta.

“Do conhecimento que temos, este sistema é o que permite melhores resultados. A longo prazo, irá permitir que nos aproximemos daquilo que são as metas de 2025, 2030 e 2035 ou seja, metas de reutilização e reciclagem”, referiu à Planície uma das responsáveis da associação, Sara Correia.

O modelo Porta-a-Porta, como explicou a técnica da Zero, “já está implementado em outros países, nomeadamente Espanha e Itália, onde as taxas de captura andam à volta dos 50%”.
O sucesso do sistema, também se deve ao facto de “aproximar as pessoas da gestão dos resíduos, responsabilizando-as pelos que produzem e da separação que fazem em casa”, referiu.
No Alentejo, sob a tutela da Resialentejo – Tratamento e Valorização de Resíduos, são seis os municípios que já aderiram ao Porta-a-Porta e com bons resultados, entre eles Moura, Barrancos, Serpa, Beja, Mértola e Ourique.

Da AMCAL – Associação de Municípios do Alentejo Central, Vidigueira, Cuba e Alvito, também integram o projecto.
Estes bons exemplos não são seguidos por todos as localidades do território, como explicou Sara Correia. “A nível nacional, já não vai nesse sentido. Os municípios estão a optar muito mais por garantir que cumprem a meta de 2023 que é garantir que têm um sistema de recolha implementado, sem grande preocupação e empenho nos resultados”.

A Zero continua a fazer essas chamadas de atenção importantes. “Temos tentado alertar e fazer um trabalho de sensibilização junto dos municípios, mostrando-lhes os resultados dos vários sistemas para que percebam que não são todos iguais e não se alcançam os mesmos resultados”, concluiu a técnica.

Alguns municípios do Alentejo são uma mostra de sucesso do sistema Porta-a-Porta na recola de resíduos.