A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Olivum convida alunos de Beja a visitarem olivais e lagares

Escrito por em Janeiro 6, 2023

A Olivum, Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, vai promover ao longo da campanha da azeitona de 2022 o projecto Produção de Azeite Sustentável, dirigido aos alunos do 1º ciclo das escolas do concelho de Beja.

Este projecto está inserido no âmbito do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA) – lançado em Maio de 2022 e promovido pela Olivum, em parceria com a Universidade de Évora e pretende responder a desafios urgentes do sector olivícola, através da implementação, valorização e comunicação das melhores práticas de sustentabilidade na produção de azeite do Alentejo.

O objectivo da iniciativa é o de promover o contacto dos alunos do 1º ciclo das escolas do concelho de Beja com os olivais e lagares da região durante a próxima campanha, para que percebam como é produzido o azeite do Alentejo e as técnicas usadas na produção da azeitona.

Para a Olivum e para os seus associados “é muito importante que os jovens conheçam esta cultura e como é produzido este alimento tão importante para a saúde e com grande impacto na sustentabilidade ambiental, económica e social da região, bem como falar sobre os temas ambientais e conhecer a visão e preocupação dos jovens sobre esta temática”.
Esta nova experiência de contacto com os olivais e lagares do Alentejo, vai ser vivida pelos anos do ensino básico do concelho de Beja.