Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

ULSBA com projecto de Sustentabilidade Social e Ambiental

Escrito por em Janeiro 5, 2023

Comprometidos em apoiar e contribuir para a transição ambiental e para uma economia circular em matéria de gestão de resíduos, o Projeto de Sustentabilidade Social e Ambiental recentemente criado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, visa promover a reutilização de produtos para a produção de outros bens.

Neste caso concreto, prevê especificamente a substituição de sacos de plástico por sacos em tecido não tecido (obtido através de uma liga de fibras), numa fase inicial. Progressivamente, a ideia da Unidade de Saúde do Baixo Alentejo, é “caminhar para a substituição dos vários materiais de escritório de plástico, produzindo, em tecido não tecido, porta documentos e estojo de canetas. Como objetivo final, pretende-se a redução de cerca de 500Kg de resíduos de embalagens por ano”, refere a nota enviada.

O Projecto de Sustentabilidade da ULSBA tem ainda uma componente social. A alteração de processos de trabalho resultante da transformação digital, originou a disponibilidade de vários colaboradores. A iniciativa pretende também explorar as competências e capacidades destes colaboradores, motivá-los e envolvê-los na obtenção de um objectivo maior e, desta forma, promover a sua valorização.

Alinhado com a missão da instituição, visa ainda a envolvência directa dos doentes, mais especificamente dos que integram o Hospital de Dia de Psiquiatria, através da componente de terapia ocupacional, pretende facilitar a sua reabilitação e integração social. Em termos económicos, estima-se a redução dos custos directos de aquisição de sacos de plástico e, em termos indirectos, na optimização da utilização dos recursos existentes.