Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Novos projectos de regadio aumentam sustentabilidade dos solos

Escrito por em Janeiro 2, 2023

A tecnologia ao serviço da gestão de regadio e albufeiras, com o apoio de projectos inovadores, é um dos objectivos que a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) pretende dar continuidade no próximo ano.

O organismo estatal destacou desde logo, o projecto do Grupo Operacional Regadio de Precisão, criado no âmbito da Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e Sustentabilidade Agrícolas (PEI AGRI), financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020. O plano desenvolveu um sistema integrado de agricultura de precisão, permitindo a recolha de dados de cada parcela, no que diz respeito à aplicação da água e aos factores de produção de forma diferenciada (correções de solos, fertilização, entre outros). Este sistema, designado por Pack VRI, integra tecnologia inovadora de monitorização, com recurso a sondas de humidade do solo, estações meteorológicas, mapas de condutividade eléctrica, entre outros.

A aplicação desta tecnologia possibilitou uma produção mais homogénea ao longo das campanhas, potenciando o aumento da produção nas zonas mais problemáticas e uma maior eficiência na aplicação dos recursos hídricos.
Assim, e no actual contexto de incerteza associada à variabilidade do regime pluviométrico em Portugal, outros projetos têm surgido com o intuito de permitir o aumento da eficiência da gestão dos recursos hídricos, em particular, durante os períodos de escassez. Estamos a falar do OMEGA – Optimização da Gestão de Albufeiras.

Por último, o Sistema de Apoio à Gestão de Regadio e de Informação Agrícola (SAGRIA), em desenvolvimento pela DGADR, visa disponibilizar acesso à informação actualizada relativa aos aproveitamentos hidroagrícolas, como a ocupação cultural e os consumos de água.
Ao longo do ano de 2023, o projecto disponibilizará uma ferramenta que, através da recolha e tratamento da informação das associações de regantes e beneficiários, entre outros, contribuirá para a melhoria da gestão da água e para o aumento da eficiência hídrica e energética nos aproveitamentos hidroagrícolas portugueses, incluindo os de fins múltiplos.