A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Évora vai receber um novo Data Center da Saúde

Escrito por em Janeiro 2, 2023

A capital da região centro-sul, vai ter o novo Data Center (centro de processamento de dados) da Saúde, que funcionará de forma equivalente com o actual, que se encontra no norte do país e visa garantir a disponibilidade dos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde.

Esta infraestrutura, que beneficia de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, estará disponível no final do primeiro trimestre de 2023. No total, são 300 milhões de euros que vão dar forma a 116 projectos.

Évora foi o local escolhido por reunir um conjunto de requisitos favoráveis, nomeadamente devido à proximidade de Lisboa e Espanha, por beneficiar de boas condições estruturais de abastecimento de energia, entre outros factores.

O Data Center foi apresentado no passado dia 28, na terceira eHealth Sessions, que aconteceu no Palácio de D. Manuel, na cidade em questão, onde teve lugar um debate que abordou questões relacionadas com a centralização das infraestruturas, a sua robustez, o investimento em sistemas de informação, visando a aceleração da implementação, gestão e manutenção de serviços digitais.

Para além destas matérias, Sandra Cavaca, vogal do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), apresentou o Plano para a Modernização dos postos de trabalho dos profissionais de saúde, que arrancará pelos Cuidados de Saúde Primários e beneficiará mais de 27 mil profissionais de saúde nesta primeira fase.
O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, foi o anfitrião do evento e o encerramento coube ao Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.