A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Alqueva pretende aproveitar todos os recursos para o turismo no próximo ano

Escrito por em Dezembro 29, 2022

Os projectos da praia fluvial e da Estação Náutica de Moura serão crucias para o desenvolvimento do turismo no concelho no próximo ano e prometem mudar o paradigma de quem pretenda visitar a região.

O meio para a concretização dessa realidade, prende-se com o aproveitamento do maior lago artificial da Europa. Na opinião do director da EDIA, Diogo Nascimento, “Alqueva trouxe uma nova realidade para aquilo que é o interior do Alentejo e para o turismo náutico em águas interiores”.

O investimento mencionado tem permitido ainda “posicionar o território de Alqueva, que é muito alargado, com uma oferta diversificada dos seus recursos. Estamos a falar de planos de água que temos no território, com potencialidade para serem aproveitados”, destacou o responsável durante a conversa com a Planície.

Mecanismos estes que proporcionam também “uma oferta cultural disponível para o turismo” e de todas as soluções “endógenas que o território proporciona”. Acima de tudo, para a EDIA, o maior desafio é tornar disponíveis estes recursos para o “consumidor”, ou seja, assegurar que o turista venha para o território e que “fique por mais tempo”.

O turismo como factor de desenvolvimento de outras áreas em Alqueva, como cultural, gastronómica e economia local, entre outras, é a visão do director da EDIUA, Diogo Nascimento, conforme disse em entrevista à Planície.