Ceia de Natal. Quanto vai gastar?
Escrito por Rádio Planíce em Dezembro 23, 2022
Já fez as contas ao que vai pagar pelo cabaz de Natal este ano? Com a inflação acima dos 10%, segundo o INE, preparar o jantar para a noite da consoada pode custar mais nove euros do que em 2021. A análise é da DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor.
Um dos produtos que custa o dobro é o arroz Carolino, que era de 1,14 euros em média e passou para mais de dois euros na semana passada. Sofreu um aumento de 78%.
Também a batata aumentou 34%, a couve 43%, os ovos 40%, o bacalhau 19%, o azeite mais 30% e a perna de peru, para os apreciadores, está 24% mais cara.
Os doces da época não podem faltar, mas talvez este seja um Natal mais contido. O óleo alimentar encareceu mais 26% e o açúcar, o leite e a farinha, também aumentaram de preço.
A DECO lembra que no início deste ano, mais precisamente a 5 de Janeiro, uma altura em que a maior parte dos bens aumenta, iniciou o registo dos preços dos produtos, em que um cabaz composto por 16 produtos típicos para a época, apresentava o valor de 38 euros. Quase um ano depois, o preço é de 47 euros, um aumento de nove euros que faz toda a diferença no orçamento familiar.