A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Ceia de Natal. Quanto vai gastar?

Escrito por em Dezembro 23, 2022

Já fez as contas ao que vai pagar pelo cabaz de Natal este ano? Com a inflação acima dos 10%, segundo o INE, preparar o jantar para a noite da consoada pode custar mais nove euros do que em 2021. A análise é da DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor.

Um dos produtos que custa o dobro é o arroz Carolino, que era de 1,14 euros em média e passou para mais de dois euros na semana passada. Sofreu um aumento de 78%.
Também a batata aumentou 34%, a couve 43%, os ovos 40%, o bacalhau 19%, o azeite mais 30% e a perna de peru, para os apreciadores, está 24% mais cara.

Os doces da época não podem faltar, mas talvez este seja um Natal mais contido. O óleo alimentar encareceu mais 26% e o açúcar, o leite e a farinha, também aumentaram de preço.

A DECO lembra que no início deste ano, mais precisamente a 5 de Janeiro, uma altura em que a maior parte dos bens aumenta, iniciou o registo dos preços dos produtos, em que um cabaz composto por 16 produtos típicos para a época, apresentava o valor de 38 euros. Quase um ano depois, o preço é de 47 euros, um aumento de nove euros que faz toda a diferença no orçamento familiar.