A tocar

Título

Artista

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

Background

Serpa desagrega Freguesias de Vale de Vargo e Vila Nova de S. Bento

Escrito por em Dezembro 21, 2022

A proposta de desagregação da União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e de Vale de Vargo, aprovada por unanimidade em reunião de Câmara, foi levada a discussão na reunião de Assembleia Municipal de 15 de Dezembro.

Segundo nota de imprensa da autarquia, o documento, visa repor as freguesias agregadas em 2013, como consequência da Organização Administrativa da Administração Local. A justificação assentava na promoção da coesão social, ampliação da capacidade de intervenção, melhoria da prestação dos serviços públicos e promoção de ganhos em termos de escala, eficiência e massa crítica nas autarquias locais.

Apesar disso, “o benefício que a União das Freguesias possibilitaria esbarrou desde logo na reorganização das mesmas, que não teve em conta as especificidades de cada freguesia, a sua cultura e características próprias”, sublinhou a autarquia.
“Quer as juntas de freguesia visadas, quer a autarquia, desde o primeiro momento se manifestaram contra esta agregação”, lê-se no comunicado.

A extensão da União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e de Vale de Vargo “colocou em causa a proximidade com os fregueses, agravada pela falta de meios para responder de forma atempada e efetiva, impactando negativamente no desenvolvimento social, coesão e identidade que se pretende para este território”. Paralelamente, a receita de cada uma das freguesias deita por terra o argumento da redução de peso no orçamento de Estado, “visto que ambas dispõem de viabilidade económico-financeira e recursos para uma eficiente e eficaz gestão pública”.

A proposta de desagregação aprovada por unanimidade em Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo e aprovada também por unanimidade na Câmara Municipal, mereceu a aprovação por unanimidade e aclamação por parte da Assembleia Municipal de Serpa.

A Câmara Municipal de Serpa, vem desta forma, manifestar a sua satisfação pela “unanimidade da votação nos diferentes órgãos municipais e saúda o povo de Vale de Vargo e de Vila Nova de São Bento, pela forma coerente e persistente com que sempre lutaram pelas suas freguesias”.
As freguesias de Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo foram desagregadas com sucesso.