Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Discos Pedidos

10:15 11:30

Atual

Discos Pedidos

10:15 11:30

Background

Moura: Orçamento e GOP priorizam investimentos e apoios ao associativismo

Escrito por em Dezembro 20, 2022

Após a aprovação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023, como já havia sido referido pela Planície, as prioridades para o município de Moura para o próximo ano, assentam em “melhorar a qualidade de vida das populações” e no desenvolvimento de áreas “estruturantes para o concelho”, segundo nota partilhada pela autarquia.

A conclusão de obras financiadas pelo quadro comunitário 2020, são as mais relevantes, onde se enquadram o Centro Escolar dos Bombeiros, a 1.ª fase da UP4 (Área de Acolhimento Empresarial) e a reabilitação da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração.
Além destas, estão projectadas para Moura a reabilitação do Jardim de Santa Justa, a requalificação urbana da Travessa das Cruzes e da Rua Martinho Mariano Ganhão e a construção da Praia Fluvial.

Nas freguesias os investimentos também estão contemplados e estão previstos avançar. Na Póvoa de São Miguel, a construção da Casa Mortuária com um valor superior a 235 mil euros, será suportado pelo Orçamento Municipal e conta um prazo de execução de 365 dias. O protocolo para a construção foi assinado em 2021 pelo presidente Álvaro Azedo e o presidente da Junta de Freguesia, António Montezo.

Em Sobral da Adiça, a reabilitação do Caminho Municipal 1050 – Fernão Teles e em Amareleja a construção de uma via pedonal e de um espelho de água, são antecipados pela câmara. No geral, o concelho vai ser beneficiado com arruamentos e pavimentações.

O “ambicioso” plano global de redução de perdas de água para Moura e a modernização do parque de máquinas e viaturas da câmara, vão ser implementados, pelo menos, é essa a previsão do município.
No quadro da descentralização de competências da administração central para as autarquias locais, o trabalho realizado no sector da Educação e o assumir da área da Acção Social, é outro dos objectivos para o próximo ano.

O Orçamento para 2023 inclui ainda uma majoração de 2,5% nos apoios concedidos ao Associativismo, relativamente a 2022. Também as Juntas de Freguesia contarão, no próximo ano, com um aumento de 10% nos acordos de cooperação e de 15% nos contratos interadministrativos (componente bermas e valetas), relativamente aos valores atribuídos no ano passado.
Por fim, na última sessão da Assembleia Municipal foi aprovada a nova Estrutura Orgânica e o Mapa de Pessoal para 2023, com os votos a favor dos eleitos do PS e do eleito pelo Movimento Independente ATU’Amareleja, abstenção da bancada do Chega e com o voto contra dos eleitos da CDU.