Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

ICNF revela o impacto do lince ibérico na população de raposas

Escrito por em Dezembro 17, 2022

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), realizou um estudo em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde põe em evidência os efeitos da reintrodução do lince-ibérico no Vale do Guadiana, em relação à população de raposas.

No estudo que tem sido feito ao longo de cinco anos, onde foi usado uma foto-armadilhagem e radiosseguimento, identificou os efeitos da nova população de linces sobre as raposas, onde os resultados revelam um decréscimo contínuo da abundância de raposa nos territórios ocupados por linces, apesar de esta abundância ter grandes flutuações, com aumentos durante o outono devido à introdução de juvenis nas populações. O resultado estimado, demonstrou que, ao longo dos cinco anos a população de raposa decresceu cerca de três vezes.

A conclusão que se pode tirar deste estudo, revelou que o estabelecimento de uma nova população de um predador de topo, como o lince-ibérico, pode causar ajustamentos demográficos e ecológicos na comunidade de predadores generalistas, quer ao nível do comportamento, quer ao nível da abundância, segundo o estudo do ICNF.

Estes efeitos poderão ser mais evidentes na população de raposas, dado que é o carnívoro mais abundante e com uma alimentação similar à do lince. Neste contexto, i instituto estudou os potenciais efeitos da presença de lince-ibérico ao nível da segregação do espaço, padrões de actividade diária e abundância das populações de raposa.

O regresso do lince-ibérico a novos territórios, não deverá provocar uma extinção local nas populações de raposa, mas sim uma redução da sua abundância e a adopção de estratégias defensivas que permitam a co-ocorrência. O ICNF concluiu que a manutenção de uma densidade adequada de raposas, é importante para o equilíbrio do ecossistema, tendo em conta o papel deste predador enquanto regulador de populações de roedores.