A tocar

Título

Artista

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo pioneiro a nível internacional

Escrito por em Dezembro 14, 2022

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), liderado pela Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, foi pioneiro internacionalmente, no sentido de reconhecer, reforçar e valorizar o desempenho ambiental, social, económico e cultural do sector olivícola.

O projecto desenvolveu um referencial de sustentabilidade, pensado e desenhado, envolvendo membros da academia, produtores de azeitona e de azeite e outros membros da cadeia de valor que integram o processo. O método identifica um conjunto de áreas primárias e secundárias de intervenção, associados a determinar o desempenho sustentável da produção olivícola.

Com as áreas de intervenção definidas, a Universidade de Évora é parceira neste projecto. O Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia nesta cidade, debateu no início deste mês, os critérios e os níveis propostos para o referencial, com o intuito de ajustar as exigências e ambições desta ferramenta, que deverá ser adaptada à nova realidade.

Depois de concluído o processo do PSAA, a ferramenta será introduzida numa aplicação digital para que cada produtor fique a conhecer o seu plano de sustentabilidade.
A Olivum representa grande parte dos produtores e lagares responsáveis por cerca de 70% do azeite produzido em Portugal, com 17 lagares associados actualmente.