Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

“Alqueva este ano bateu todos os recordes de volumes captados” – José Pedro Salema

Escrito por em Dezembro 14, 2022

Quase a chegarmos à recta final de 2022, este foi um ano bastante auspicioso para a Barragem de Alqueva, um ano em que “bateu todos os recordes em termos de volumes captados e volumes distribuídos. Conseguiu atender a todos os pedidos”.

São palavras do presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema, corroborando que foram retirados do sistema, “cerca de 570 milhões de metros cúbicos, um volume que se aproxima de todo o consumo do abastecimento público português”.

Mesmo com a seca que se fez sentir no Verão, ainda assim, a barragem conseguiu “regar directamente cerca de 125 mil hectares, garantir o funcionamento dos sistemas confinantes como o Roxo, Odivelas, Campilhas e Alto Sado, o abastecimento industrial a Sines e o abastecimento público às cidades de Beja e Évora”, informou a direcção.

Também os pedidos entregues aos clientes finais, superaram os limites. “Cerca de 28 milhões em captações directas, mais de 138 milhões de metros cúbicos aos sistemas confinantes e cerca de 350 milhões aos regantes directos. Os números são impressionantes”, admitiu Salema satisfeito com os resultados deste ano.
Não deixou, no entanto, de referir que durante o Verão, “os níveis baixaram, mas como Alqueva é muito grande tem uma grande resiliência e uma grande capacidade de regularização e isso deixou-nos numa posição confortável”.

Com a quantidade de precipitação que tem caído desde Outubro, neste momento, “os solos começam a estar saturados e temos grandes escoamentos”, esclareceu o engenheiro agrónomo. Mas a situação não é preocupante, visto Alqueva ter ainda capacidade para receber “quase 4,5 metros de água e para nos dar confiança no futuro”.

A maior barragem do país tem a capacidade de reter em volume “4.150 milhões de metros cúbicos”, números muito diferentes da segunda maior albufeira, a de Castelo de Bode, que tem capacidade para “1000 milhões”, explicou José Pedro Salema.
Alqueva superou as expectativas este ano, em volumes captados e distribuídos.