A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

IPBeja fala hoje sobre Saúde Mental

Escrito por em Dezembro 12, 2022

A Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Beja, aborda hoje, dia 12, um importante assunto, durante uma aula aberta: “Psicofarmacologia e o Risco da Não Adesão à Terapêutica”, com a participação da Oradora Dra. Ana Pedro Sousa e Costa, Médica Interna de Psiquiatria na ULSBA e com a moderadora professora, Ana Paula Zarcos.

O tema relaciona-se com as doenças de Saúde Mental e psiquiátricas, advertindo para as consequências da não adesão à terapêutica nestes casos, originando além do insucesso no tratamento, outras complicações e sofrimento que podem ser evitados, gastos de saúde e aumento da mortalidade.

Numa dimensão à escala nacional, a operadora Vodafone tem a decorrer uma campanha de Natal, em que faz um alerta para a importância dos problemas mentais, com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a declarar que uma em cada oito pessoas, vive com uma perturbação mental provocada por stress, ansiedade e depressão, originadas e agravadas pela pandemia e pela guerra da Rússia com a Ucrânia. Os dados da OMS revelam que a depressão afecta cerca de 5% da população adulta no mundo, sendo considerada a nível global, a maior causa de incapacidade.