A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Évora nomeada para Capital Europeia da Cultura 2027

Escrito por em Dezembro 8, 2022

A presidente do Painel de Selecção das Capitais Europeias da Cultura anunciou hoje, dia 07, que a cidade de Évora foi recomendada para o título de Capital Europeia da Cultura 2027 em Portugal.

Évora é a capital histórica da região do Alentejo, no Sul de Portugal. O seu conceito para a Capital Europeia da Cultura baseia-se no “Vagar”, que é um modo de vida e um elemento forte do património imaterial da região, reflectindo a necessidade urgente de a Europa e os europeus passarem para uma “filosofia de vida lenta”. A recomendação foi feita por um painel de peritos independentes que avaliou as candidaturas das quatro cidades portuguesas incluídas na lista restrita, entre elas, Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.

Desde 1985, as a Capitais Europeias da Cultura, tornaram-se num dos projectos culturais mais ambiciosos da Europa e uma das actividades mais apreciadas da União Europeia.
Os objectivos desta iniciativa são proporcionar aos europeus a oportunidade de aprenderem reciprocamente sobre as respectivas culturas, desfrutarem da sua história e valores comuns e viverem o sentimento de pertença à mesma comunidade europeia.