Cuba reduz em mais de 60% o consumo das iluminações de Natal
Escrito por Rádio Planíce em Dezembro 6, 2022
Em linha com o Plano de Poupança de Energia 2022-2023, publicado em Setembro pelo Conselho de Ministros, a Câmara Municipal de Cuba tomou a decisão de reduzir significativamente o consumo energético da iluminação de Natal no concelho.
A controlo reflecte-se quer no número de equipamentos colocados, quer no período de funcionamento dos mesmos e será utilizada apenas metade dos destinados à iluminação de Natal no concelho, assim como o período de funcionamento que também será diminuído. Assim, vai ser ligada uma semana mais tarde do que é habitual (dia 07 de Dezembro), com horário de funcionamento das 18:00 às 24:00.
Com a adopção destas medidas o Município antecipa uma poupança de mais de 60% no consumo energético, mas não deixa de assinalar a data festiva, nem de dar importância do comércio local para o concelho.
“Olhando para o actual contexto na Europa e as dificuldades que existem nomeadamente na resposta às questões energéticas e tendo em consideração a resolução do Conselho de Ministros, o município de Cuba deliberou entrar neste plano de poupança de energia para 2022/2023 e começámos pela iluminação de Natal, reduzindo o horário, ao mesmo tempo que reduzimos os equipamentos um pouco pelas freguesias”, sublinhou o presidente da autarquia, João Português.
O município de Moura também aderiu à medida do Governo e apesar das ruas da cidade já estarem decoradas com as luzes da época, o horário vai ser reduzido, tal como manda a norma.