Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

CPCJ de Moura assinala os direitos das crianças com estendal nas escolas

Escrito por em Dezembro 6, 2022

O 33º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, comemorado a 20 de Novembro, é uma das mais importantes datas adoptada em 1959 pela ONU e foi assinalado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Moura, com o lançamento de um Estendal dos Direitos na comunidade escolar do concelho.

E, porque nunca é demais recordar os direitos de quem é mais desprotegido, numa altura em que as agressões e as violações sobre as crianças embaraçam Portugal, a CPCJ de Moura dá o alerta, pela voz da representante da educação, Sónia Barradas. “Todos os anos aderimos a esta iniciativa, colocando o próprio estendal e lançando um apelo a todas as entidades do concelho que o façam”.

Na comunidade escolar, é visível a adesão a esta iniciativa com mensagens e desenhos ilustrativos, que reflectem os sentimentos dos mais novos e dão um colorido especial às fachadas com o Estendal dos Direitos. “Este é um gesto simbólico que promove o respeito pelos Direitos da Criança, que pelo mundo fora se assiste ao desrespeito por esses direitos”, afirmou a representante da educação e secretária, da CPCJ.

A propósito da temática, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), produziu uma série de 12 episódios – “Cuida Bem de Mim”, no âmbito do projecto Adélia – Parentalidade Positiva.

Destinada às crianças, pais e cuidadores, a série apresenta sugestões para que todos em conjunto, possam encarar da melhor forma os desafios do crescimento da educação. Desde a importância de brincar, às regras e limites, passando por uma comunicação assertiva, como contornar os medos, o bullying e os uso de tecnologias, são alguns dos assuntos abordados. O conteúdo está a ser transmitido de segunda a sexta-feira, na RTP2, todos os dias com um novo episódio.