A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Alentejo representado em Praga com projecto ambiental

Escrito por em Dezembro 6, 2022

A Região do Baixo Alentejo, esteve representada através da CIMBAL, na reunião do projecto CrAFT (Creating Actionable Futures) Cities que decorreu em Praga, na República Checa, nos dias 8 e 9 de Novembro.

O projecto europeu CrAFt pretende apoiar 70 cidades europeias no teste e partilha de modelos de transformação urbana, com a finalidade de atingir a neutralidade climática e ainda auxiliar a implementação de soluções que possam servir de modelos de referência para outras cidades europeias.

A iniciativa é financiada pelo programa Horizonte Europa, ao abrigo da Missão Cidades da União Europeia e pretende colocar a transição para a neutralidade climática no centro das prioridades das cidades. Até 2025, o projecto, pretende apoiar a implementação da Missão Cidades, da plataforma NetZeroCities e do Novo Bauhaus Europeu, tendo por base o conhecimento e experiência de 3 cidades denominadas de “sandbox”, Bolonha, Praga e Amesterdão.

O evento contou com a presença das 70 cidades de referência, bem como de seis representantes das New European Bauhaus Lighthouses. O objetivo foi o de apresentar todas as cidades seleccionadas, trabalhar nas áreas prioritárias através de sessões peer-to-peer e explorar futuras oportunidades de financiamento.
A necessidade de adoptar princípios da transição para a neutralidade climática, esteve em destaque.