A tocar

Título

Artista

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Moura Natal 2022: Árvore da Partilha inaugurada hoje com o tema “A Defesa do Planeta”

Escrito por em Dezembro 5, 2022

A Árvore da Partilha vai ser erguida hoje, dia 05, às 10h00, no Largo General Humberto Delgado, em Moura, e amanhã, dia 06, à mesma hora, junto à Torre do Relógio, em Amareleja. Este é o principal símbolo do concelho para a época festiva, que assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado este sábado, 03, mas por ser sábado, a data na cidade é celebrada hoje.

Este é um momento sempre especial promovido pela autarquia de Moura, e que envolveu os utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM). Para a actual presidente, Diamantina Escoval, o gesto simbólico é de grande relevância. “Como o próprio nome indica, é uma árvore em que se partilha saberes, emoções, partilha com o próximo. Para a APPACDM é um privilégio continuarmos a ser parceiros neste projecto, porque é mais uma das formas de nos sentirmos incluídos nesta comunidade”.

Além desta instituição, a Ludoteca Municipal de Moura recebeu as crianças da Creche Amor-Perfeito, do Centro Infantil de Nossa Senhora do Carmo, dos Jardins de Infância e dos estabelecimentos escolares de 1.º Ciclo de Ensino Básico da cidade, alunos da Escola Secundária de Moura (CAA e GAAF), alunos da Escola Profissional de Moura e do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – secção de Moura, que participaram na iniciativa de decorar a árvore. Também a Fundação São Barnabé, o Lar de São Francisco e os alunos da Universidade Sénior, deram o seu valioso contributo para um Natal mais feliz no concelho de Moura.

Em Amareleja, o polo da Ludoteca e da Biblioteca Municipal recebeu crianças da Creche Bem-Me-Quer, da Escola Básica Integrada de Amareleja (JI e 1ºC, 2ºC e 3º C), e utentes do Centro Social de Amareleja para preparar as decorações da árvore.

Cumprindo o seu objectivo verde e respeitando a regra dos três R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), este ano foram utilizadas, em Moura, 2000 garrafas plásticas, 1000 embalagens de iogurte, 500 garrafões e 3500 tampas plásticas. Em Amareleja, 1200 unidades (garrafas plásticas e de iogurte, e garrafões), que foram transformadas pelos participantes e que irão dar brilho às duas árvores.

A defesa do Planeta foi a temática trabalhada este ano, através da leitura do livro “Carta aos líderes do Mundo” de Maria Inês Almeida, Flávia Lins e Silva e ilustração de Fábio Miraglia.
A assinatura de protocolos no âmbito das Actividades Socialmente Úteis entre a Câmara Municipal de Moura e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Moura, marcam de igual forma a ocasião, com a renovação dos acordos de colaboração. Este projecto tem como propósito, promover a inclusão de utentes da APPACDM em contexto de trabalho. A

Câmara Municipal de Moura irá acolher, durante um ano, seis clientes da APPACDM que ficam integrados em diferentes áreas do município – Biblioteca, Ludoteca, Piscina, serviços de pinturas e jardins. A assinatura dos protocolos realiza-se hoje, às 15h30, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Moura.

A responsável da direcção da APPACDM de Moura, olha para esta renovação “com muito agrado na continuação deste projecto, que para os clientes faz todo o sentido para criarem aptidões e competências para uma actividade profissional. Também aqui no sentimos cidadãos com o nosso pleno direito e incluídos no mercado de trabalho, mesmo que seja nesta modalidade mais especial”.
No dia em que se ergue a Árvore da Partilha em Moura, a autarquia e a APPACDM renovam os protocolos de cooperação.