A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Programa de Inclusão Social apoiou no Alentejo 120 mil pessoas

Escrito por em Dezembro 2, 2022

O Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), lançou recentemente a campanha Acreditamos no Valor das Pessoas, numa altura em que faz um balanço das actividades desenvolvidas nos últimos seis anos, ao longo dos quais foram mobilizados 2.217 milhões de euros provenientes de Fundo Social Europeu (FSE).

Só na região do Alentejo, o programa já apoiou cerca de 120 mil participantes e executou cerca de 172 milhões de euros.
No âmbito da Estratégia Europa 2020, Portugal assumiu como metas nacionais até 2020, uma taxa de emprego de 75% e a redução de, pelo menos, 200 mil pessoas em situação de risco de pobreza ou exclusão social até 2020, metas essas já alcançadas.

A maioria dos indicadores apresenta uma taxa de cumprimento da meta prevista para 2023 superior a 85%, estimando-se que atinjam plenamente até ao fim do próximo ano.
A campanha de vídeos “Acreditamos no Valor das Pessoas”, tem como ideia central humanizar o POISE através da recolha e divulgação de histórias de pessoas reais que mudaram a vida com o apoio dos fundos comunitários, nomeadamente através do Fundo Social Europeu.

O programa actua, sobretudo, em grupos desfavorecidos, na protecção e apoio às vítimas de violência e de tráfico, combinada com políticas de formação e de desenvolvimento de competências para a vida, para a cidadania e com pessoas portadoras de deficiência e incapacidade.