A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Alentejo presente no III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva a partir de hoje

Escrito por em Dezembro 1, 2022

O III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, realiza-se hoje e amanhã (1 e 2), no Centro de Congressos de Cáceres, com a Sustentabilidade Garantida como tema principal.

O encontro marcado para as 13h00, pretende ser um instrumento de reflexão e de debate sobre o potencial da pecuária extensiva, tendo em conta o seu papel na salvaguarda da biodiversidade e da economia circular.

Os painéis temáticos vão incidir sobre produção em extensivo, sanidade animal e vegetal, ecossistema gerador de valor, promoção e comercialização de produtos do montado, sustentabilidade e Política Agrícola Comum.

O presidente da ACOS, Rui Garrido é uma das figuras presentes, não só pela “relação de parceria com algumas cooperativas espanholas”, mas porque “os problemas da Estremadura e da Andaluzia são muito semelhantes aos nossos, apesar das políticas agrícolas serem diferentes”. Daí, ter nascido há quatro anos este congresso importante para a pecuária e porque na opinião do empresário agrícola, este é “um sector que tem andado desprotegido das ajudas comunitárias. Achámos que valia a pena trazer para o congresso todos os sectores da agropecuária, desde logo o montado, que é aproveitado por nós e pelos espanhóis de forma muito semelhante”.

A sessão inaugural vai acontecer na presença do Secretário-Geral de Agricultura e Alimentação do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Fernando Miranda Sotillos, o Director-Geral do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura e Alimentação de Portugal, Eduardo Diniz e o presidente das Cooperativas Agroalimentares de Espanha, Angel Vallafranca Lara, entre outras figuras.

O Congresso vai contar com 58 intervenientes nos painéis, mais 12 investigadores com apresentação de comunicações orais, vídeos e posters e ainda cerca de 500 assistentes portugueses e espanhóis. A delegação portuguesa é constituída por cerca de 150 participantes.
A organização do III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva – Sustentabilidade Garantida pertence à parceria constituída pela ACOS, Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG).