A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Exposição “Arquivos, Uma Memória Viva” nos municípios do Baixo Alentejo

Escrito por em Novembro 30, 2022

A CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo vai promover, ao longo dos próximos meses, a Exposição “Arquivos, Uma Memória Viva” pelos 13 municípios do Baixo Alentejo.

Esta exposição tem como finalidade dar a conhecer o espólio que cada arquivo da região tem à sua guarda, divulgando a sua existência com uma mostra dos documentos mais relevantes do seu acervo arquivístico. Estes são testemunhos de acontecimentos marcantes da história e da vida de cada comunidade.

Os arquivos constituem a memória viva de uma comunidade, de uma região e de um país e são fontes de informação fidedignas, evidências da História e permitem-nos viajar no tempo.

Percebermos o que fomos, como e porque somos assim, e através da nossa identidade podermos afirmarmo-nos seguros na construção do futuro, são algumas das razões que levaram a CIMBAL e a Rede de Arquivos Municipais a promover esta iniciativa.

A Exposição “Arquivos, Uma Memória Viva” já iniciou a sua itinerância pelo Baixo Alentejo no dia 28 deste mês, no Pavilhão Multiusos, em Mértola.

A Exposição tem como Curador o Professor Florival Baiôa Monteiro, tem o apoio da Rede de Arquivos Municipais da CIMBAL e é cofinanciada pelo Alentejo 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.