A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Banco Alimentar de Beja e Évora somam quase 60 mil quilos de alimentos angariados

Escrito por em Novembro 28, 2022

No passado fim de semana (26 e 27), realizou-se no país mais uma campanha do Banco Alimentar (BA). No distrito de Beja, os 13 municípios da CIMBAL e os mais de 1000 voluntários, angariaram cerca de 23.500 quilos de alimentos. Apesar de ter existido uma redução entre 4 a 5% em relação à campanha do ano passado, o “resultado foi bastante positivo”, afirmou o presidente da direcção da associação de Beja, Tadeu de Freitas. “Correu dentro daquilo que eram as expectativas. Não reduzimos o total de pesagens em relação a Maio, mas reduzimos em relação à mesma campanha de 2021”.

Com o aumento do preço dos alimentos, a direcção já esperava que acontecesse, mas mesmo assim, “quem nos doou, gastou mais dinheiro do que aquilo que gastaria se tivesse comprado o ano passado”.

Tadeu de Freitas teceu elogios à participação dos voluntários, que “ultrapassou o milhar dentro de todos estes concelhos e permitiram que a campanha fosse um sucesso, à excepção de Barrancos, onde não conseguimos encontrar pessoas para fazer a recolha”.
Os quilos conseguidos podem aumentar. “Ainda estamos a avaliar, mas posso adiantar que recolhemos de todos os concelhos 23.500 quilos” de alimentos, concluiu.

No Banco Alimentar do distrito de Évora, os números reflectem as 34,6 toneladas conseguidas, significando uma perda de 15% face à campanha homóloga do ano passado. Apesar da existência de uma prova desportiva na cidade, os alentejanos responderam dentro das suas possibilidades, ao pedido de ajuda aos mais carenciados.
Além da campanha presencial, a recolha de alimentos continua ate 04 de Dezembro, onde estão disponíveis vales alimentares nos supermercados ou de possíveis contribuições no sitio www.alimentestaideia.pt.