Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Serpa Terra Forte

09:00 09:59

Atual

Serpa Terra Forte

09:00 09:59

Background

“Rouxinóis do Alentejo” apresentam-se hoje no Centro Unesco em Beja

Escrito por em Novembro 26, 2022

O Centro Unesco em Beja, recebe hoje às 16h00, o espetáculo de apresentação do novo Grupo Juvenil Coral e Etnográfico “Rouxinóis do Alentejo”, inserido nas comemorações do 8º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

O grupo é composto por crianças entre os 6 e os 12 anos, ensaiadas nesta nova fase por Paulo Ribeiro. “O que diferencia de anos anteriores na constituição de uma nova associação pós pandemia, está no facto do grupo cantar apenas a vozes como a Unesco classificou o Cante como Património Cultural e Imaterial da Humanidade”.

A Associação Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo foi constituída em 2018 mas o grupo existe desde o ano 2000, quando foi representar Portugal num festival juvenil de música na Hungria. Então sob a direcção musical e artística do Prof. Joaquim Mariano, dezenas de crianças passaram pelo grupo, participaram em diversas actuações pelo país e foram gravados trabalhos em CD áudio e DVD, incluindo recriações etnográficas associadas aos valores patrimoniais locais, tais como as tarefas dos ciclos do Pão, do Vinho e do Azeite.

Os objectivos do grupo actualmente, são os de proporcionar aos jovens uma aprendizagem efectiva do Cante, a par de uma consolidação e maior enraizamento ao património cultural e imaterial da nossa região, contribuindo para fortalecer o sentido identitário e de pertença à comunidade.