A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Moura distinguida como “Autarquia Solidária” e “Município Amigo do Desporto”

Escrito por em Novembro 22, 2022

A plataforma “Cidade Social” atribuiu à autarquia de Moura dois diplomas, que a distinguem como “Autarquia Solidária” e “Município Amigo do Desporto”, no dia 14 de Novembro, em Albufeira.

Desde 2018 que Moura é “Município Amigo do Desporto”, resultado das boas práticas realizadas no território, no plano desportivo, bem como das infraestruturas existentes que permitem a prática de desporto. São exemplos a Actividade Física Sénior, os Jogos de Praia, o Dia do Andebol, o Pavilhão Gimnodesportivo de Moura que acolhe os desportos praticados pelos clubes e associações do concelho, as Piscinas Municipais, entre outros.

A vereadora Lurdes Balola não escondeu a satisfação pelas distinções. “Para o município é deveras importante ter este reconhecimento, porque Moura preocupa-se com a qualidade de vida que podemos proporcionar aos munícipes, através de formas estruturadas de captarmos a sua mobilidade e atenção. Temos os séniores com as actividades físicas e destacamos na autarquia a ajuda que damos aos munícipes, quer na aquisição dos bens essenciais, de medicamentos e da carência alimentar”.

A vereadora reforçou que Moura está “disponível para ajudar todos aqueles que estão numa situação mais frágil”.

Ao integrar o grupo “Município Amigo do Desporto”, a autarquia usufrui de acesso a formação para os colaboradores do Município e de uma rede de partilha e divulgação de boas práticas no âmbito do desenvolvimento desportivo. Em 2021, foi distinguida, pela primeira vez, como “Autarquia Solidária”, tendo sido novamente reconhecida este ano. O galardão é um reconhecimento pelas acções desenvolvidas em prol da comunidade e do seu desenvolvimento sustentável e solidário.

O Prato Quente, o Programa de Apoio à Natalidade e Adoção, o Apoio ao Cuidador, as bolsas de estudo, o Programa ABEM – Rede Solidária do Medicamento, são apenas alguns exemplos das medidas de cariz social que fazem parte da Câmara.

O Projecto Autarquia Solidária permite ao Município de Moura participar na partilha de acções e programas solidários; na formação entre entidades que implementam ou pretendem implementar acções e programas solidários; no reconhecimento das autarquias e das entidades que nos seus territórios implementam acções e programas solidários e na partilha de metodologias de trabalho em rede.