A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Autarcas do Alentejo debatem hoje a Transição Digital, o Poder Local e a Inclusão

Escrito por em Novembro 18, 2022

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), em Évora, acolhe hoje, 18, a segunda etapa do projecto “Volta e-Planning a Portugal”, onde junta autarcas do Alentejo e outras entidades importantes.

A sessão de abertura arranca às 14h15 com o vice-presidente da CCDR Alentejo, Aníbal Reis Costa, seguido do presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), Albino Almeida e do presidente do Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa (CITIDEP), Pedro Ferraz de Abreu.

O objectivo da sessão é o de criar o “Livro Verde da Transição Digital”, um documento que, não só reflectirá as realidades locais, os desafios e as boas práticas, como também traçará um conjunto de propostas de políticas públicas e medidas concretas.

O presidente da Assembleia Municipal de Moura, José Velez, é um dos convidados e mostrou-se expectante com a reunião. “Gostava primeiro de ouvir o que lá se vai passar e as propostas da ANAM, mas penso que é um assunto pertinente (Transição Digital), e que vale sempre a pena ser discutido e está na ordem do dia. É cada vez mais importante, nós abordarmos estes assuntos”, considerou.

A ANAM, enquanto parceira da CITIDEP, acredita que “a Transição Digital e Democratização da Administração Local configura uma série de ganhos relacionados com uma maior eficiência, uma maior capacidade de resposta e uma maior proximidade aos cidadãos, assim como uma maior capacitação dos mesmos”. Já na área da cidadania o e-Planning acaba por “contribuir para a formação de cidadãos mais informados, participativos, críticos e responsáveis, criando, assim um caminho para uma renovada cultura humanista”, destacou Albino Almeida.

Para além do debate relacionado com as estratégias de e-Planning, a ANAM, no âmbito da sua estratégia de cooperação internacional, conta com a presença de um grupo de autarcas brasileiros, promovendo, assim, a troca de experiências entre Deputados Municipais do Alentejo, do Algarve e de São Paulo e Campinas, no Brasil.

O encontro conta com a participação do autarca de Moura, José Velez.