Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Discos Pedidos

10:15 11:30

Atual

Discos Pedidos

10:15 11:30

Background

Olivum representa 70% do azeite em Portugal

Escrito por em Novembro 17, 2022

A Olivum, até aqui conhecida como a Associação de Olivicultores e Lagares do Sul, vai passar a ser designada como a Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal.

Esta decisão foi tomada pela direcção e pela Assembleia Geral da Associação, tendo em conta que a Olivum hoje já representa grande parte dos produtores e lagares responsáveis por cerca de 70% do azeite produzido em Portugal, num total de 126 associados, 300 explorações, perfazendo 46 mil hectares.

Muito recentemente a associação alinhou-se, espelhando a realidade do sector oleícola no país e hoje, também se caracteriza por ter 17 lagares associados.

O director executivo da Olivum, Gonçalo Almeida Simões, salientou à Planície que este era um “passo a dar”, até porque “em termos de associados, a Olivum representa mais de 70% do azeite que é produzido em Portugal. Deixámos de ser uma realidade regional, mas nunca deixamos de representar os nossos associados de base na região do Alentejo e de Santarém”, mas com este crescimento, o objectivo do projecto é ter “todo o sector oleícola das várias latitudes do país, independentemente do tipo de olival”.

O director reitera que “esta mobilização é importante na defesa do sector”, na ambição de chegar a todo o território.