A tocar

Título

Artista

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

Background

São Martinho celebrado por estes dias no Alentejo

Escrito por em Novembro 11, 2022

Comemora-se hoje, 11, o dia de São Martinho, onde as castanhas e a água pé contribuem para manter a tradição um pouco pelo país. No Alentejo, a data é assinalada com magustos, jantares e muito convívio hoje e amanhã.

No município de Barrancos, os festejos são hoje, a partir das 15h00, na Praça da Liberdade, data igualmente celebrada na Adega de Vidigueira, Cuba e Alvito, às 18h00.

O Magusto na Aldeia, organizado pela Freguesia de Sobral da Adiça, conta com um programa de dois dias, hoje e amanhã, onde vai haver a oferta de castanhas à comunidade.

A festa em Moura faz-se um dia depois do São Martinho, a 12, com um jantar organizado pela Comissão de Festas, às 19h30 no Parque de Feiras e Exposições, com um espectáculo do grupo Porque Si e pela noite dentro, a música do DJ Paulo Oliveira.

“Temos tido uma participação dos mourenses dentro daquilo que estávamos à espera”, referiu José Duarte da organização, com uma estimativa de cerca de 550 pessoas. A finalidade deste encontro “é proporcionar uma noite agradável, divertida e retribuir a confiança que têm dado à nossa comissão”.

O tradicional magusto de Santo Amador também promete, amanhã, dia 12, no Centro Cultural de Santo Amador, com castanhas e carne assada oferecidas pela União de Freguesias de Moura e Santo Amador.

Cuba não ficou atrás e durante três dias (11, 12 e 13), a freguesia de Vila Alva convida a “Provar o Tareco”, com a sua forte ligação à vinha e ao vinho. Detentora de vinhas centenárias, únicas na região, e de uma série de adegas, a freguesia mantém até hoje a tradição da produção artesanal de vinho, com muitos dos seus habitantes a ter em casa o seu próprio “tareco”. Assim, enquanto terra de vinho e de vinhas que é, Vila Alva tem no São Martinho a celebração de uma das suas manifestações mais populares: a abertura das talhas e a prova do vinho novo.

Nem só de castanhas se faz este dia. O Festival da Sopa e Petiscos, um evento solidário integrado nas iniciativas do santo que marca o 11 de Novembro, acontece hoje às 19h00, no Pavilhão dos Sabores, no Parque de Feiras e Exposições, em Beja. Organizado pelo Centro Paroquial e Social Nossa Senhora da Luz, em Albernoa, a instituição dedica-se ao apoio social de idosos. O evento tem como finalidade angariar fundos para a construção de um novo lar em Santa Clara de Louredo, uma freguesia que pertence ao município da capital de distrito.