A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Archi’Nature 2022: Árvores dentro de jangadas e barcos no Lago Alqueva

Escrito por em Novembro 11, 2022

Chama-se Ivo Andrade e foi o nome vencedor do concurso Archi’Nature 2022, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, com o projecto “Itinerários pelo entendimento do que nos rodeia”. A importância e contribuição da árvore no equilíbrio dos ecossistemas, através da criação de uma paisagem cénica de árvores dentro de jangadas e barcos junto às margens do Lago Alqueva, arrecadou a distinção.

As jovens árvores de espécies autóctones e adaptadas ao clima da região permanecerão nas jangadas e barcos, presos com cordas às margens do lago até ao outono do próximo ano, altura em que serão plantadas no local definitivo, juntamente com uma placa informativa sobre o projecto, destacando a sua importância no ecossistema.

O concurso Archi’Nature 2022, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, foi subordinado ao tema “Perto da Minha Árvore – Diálogos entre espaços humanos e biodiversidade” e teve quatro candidatos. A proposta de Ivo Andrade obteve a melhor avaliação do júri, composta pelos parceiros do Festival Archi’Nature, por um representante da autarquia e outro de uma associação local, sendo premiado com 1.500 euros para cobrir custos associados à participação e realização da obra.

Ivo Andrade é um artista que realiza exposições desde 2006 e incorpora no seu trabalho o uso de diferentes disciplinas e materiais, desde fotografia, desenho, pintura, vídeo, instalação e projetos site-specific, trabalhando temas como os dispositivos de mediação do real, vacuidade e condição humana, mas também questões ligadas aos ecossistemas e modos de vida sincronizados com a natureza e os seus ciclos.