A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

EDIA debate hoje desafios e oportunidades no sector agroalimentar

Escrito por em Novembro 10, 2022

Os Desafios e as Oportunidades da Transição Digital no Sector Agroalimentar, vai ser hoje debatido no auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, marcado para as 14h30. A abertura do workshop 4.0, impulsionada pelas tecnologias inovadoras, vai estar a cargo do presidente da EDIA, José Pedro Salema e do presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), João Maria Grilo.

Que impacto tem a digitalização no desenvolvimento do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA)? Foi precisamente a esta questão que respondeu Salema, adiantando que a digitalização proporciona “mais conhecimento e utilizar melhor as ferramentas como suporte, mas passa também para uma gestão mais informada, mais consciente e a EDIA tem essa ambição”. Esse interesse reflecte-se “numa rede sensorizada e automatizada, uma rede que tenha “consciência” do que está a acontecer em tempo real e que permita mais rapidamente ultrapassar os problemas que acontecem”.

A aspiração diária da empresa de Alqueva, é “ter clientes satisfeitos”, porque só assim se consegue ter “empresas prósperas, que desenvolvem a região e criam emprego. É para isso que a EDIA, trabalha todos os dias”, expressou o presidente.

O evento de hoje conta ainda com um conjunto de especialistas no sector, onde a importância da digitalização, das boas práticas e das estratégias de actuação, com a finalidade de alavancar iniciativas relevantes, serão dominantes.

De realçar que a conferência apresentada, integra-se no Projecto SHIFT2Future, cofinanciado pelos programas Compete2020, Portugal2020 e Portugal Digital, em parceria com outras entidades.