Plano de Contingência para médicos de família no Alentejo
Escrito por Rádio Planíce em Novembro 9, 2022
O assunto da falta de médicos de família nas regiões do Alentejo, Algarve e de Lisboa e Vale do Tejo, levou o Ministério da Saúde a implementar no Orçamento do Estado para 2023, um Plano de Contingência para as regiões mais carentes desses clínicos, uma medida que permite facilitar o acesso dos utentes aos cuidados públicos de saúde.
O ministério tenciona pôr em prática o alargamento da formação da especialidade de medicina geral e familiar, até ao limite da capacidade formativa. A informação avança ainda que estão previstas “respostas inovadoras para as zonas de baixa densidade populacional para onde sido difícil atrair profissionais de saúde”.
Um dado a reter divulgado pelo Governo, refere que as aposentações dos médicos especialistas de medicina geral e familiar, é superior ao dos clínicos das especialidades hospitalares. No Serviço Nacional de Saúde, os números até setembro, revelam 1.639 médicos que se aposentaram, devendo assim existir uma compensação com a entrada de novos clínicos no SNS.