Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Nómadas digitais na “mira” do investimento em Alqueva

Escrito por em Novembro 8, 2022

Associado ao maior Lago Artificial da Europa – Alqueva, está o sector do turismo, que atrai investimento público e privado. A região tem despertado cada vez mais os chamados nómadas digitais (trabalhadores que precisam de boas infraestruturas de comunicação), que se podem fixar em qualquer lugar.

As novas oportunidades geradas por Alqueva, que conta com uma rede de 16 aldeias ribeirinhas, fazem com que a região comece a ser olhada como um local de excelência para a instalação de projectos inovadores. Pode ser escritórios ou casas flutuantes, onde garantida uma conectividade de fibra óptica, se pode trabalhar a partir do lago Alqueva para o mundo e usufruir da qualidade de vida que a região oferece.

A ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva por via da Estratégia Provere Mais Alqueva, está a dinamizar acções de atracção de visitantes e captação de investimentos no sector do turismo e da agroindústria, acompanhando neste momento projectos concretos (âncora e complementares), alguns dos quais já implementados, outros em curso.

A estes somam-se intenções de investimento em projectos inovadores, no âmbito da estratégia Provere Mais Alqueva, e no que diz respeito ao Plano de Marketing e Guia de Apoio ao Investidor, em fase de conclusão, foi efectuado o levantamento das diferentes topologias de unidades turísticas do Território, bem como dos activos regionais neste domínio, existentes nos vários concelhos abrangidos pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.