Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Distrito de Beja: 2022, até à data, com menos área ardida dos últimos 10 anos

Escrito por em Novembro 7, 2022

Com um Verão seco e quente e com incêndios de norte a sul do país, chegou agora a altura de fazer um balanço dos incêndios rurais no distrito de Beja, onde os números mostram que 2022 foi o ano com menos área ardida dos últimos 10 anos, com um total de 213 incêndios rurais, reflectindo-se em 690 hectares.

No concelho de Moura, desde o dia 01 de Janeiro até ao dia 03 de Novembro, houve 11 incêndios rurais, o equivalente a 11 hectares de área ardida.

Neste momento, estamos perante um índice reduzido de incêndio rural, mas não quer dizer que deixe de existir, conforme explicou o coordenador da Protecção Civil de Moura, Diogo Saraiva. “O risco de incêndio rural existe sempre”.

Mas como se consegue perceber que realmente estamos perante uma situação grave? “Resulta sempre de uma combinação do índice meteorológico perigo e a sua perigosidade. É através deles que o IPMA calcula diariamente o risco de incêndio”.

A estes dados, junta-se o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, que segundo Diogo Saraiva, “funciona e organiza-se de forma permanente. Este dispositivo, em função dos níveis da probabilidade de ocorrência dos incêndios rurais e também do estado de alerta do Sistema Integrado de Operações de Socorro, tem um nível de empenhamento permanente”.

Este processo decorre entre 01 de novembro a 14 de maio, “sendo depois reforçado por níveis, dependendo do estado de alerta de 15 de maio a 31 de outubro. Neste momento o dispositivo mantém-se permanente”.

Sobre o balanço dos incêndios rurais ocorridos este verão no distrito de Beja, os dados são positivos. “2022 foi o ano com menos área ardida dos últimos 10 anos. Tivemos um total de 213 incêndios rurais, o que se traduziu em 690 hectares de área. A média dos últimos 10 anos, fixou-se nos 1773 hectares e este ano foi muito abaixo da média”, garantiu o coordenador da entidade.

No concelho de Moura, “registámos desde o dia 01 de Janeiro até ao dia de 03 de Novembro, 11 incêndios rurais, o que equivale a 11 hectares de área ardida”.

São estes os números do distrito de Beja e do concelho de Moura sobre os incêndios rurais.