A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Enfermeiros e Governo não chegam a acordo sobre valorização das carreiras

Escrito por em Novembro 3, 2022

A reunião que juntou o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Enfermeiros, não foi definitiva, já que ambas as partes não chegaram a acordo sobre a valorização da carreira dos profissionais de saúde.

Os enfermeiros exigem agora uma reunião suplementar com a entidade de saúde. Em causa estão questões de importante resolução, segundo mencionou à Planície Celso Silva, da Direcção Regional do Alentejo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. “Desde logo, a correcta contribuição de pontos para efeitos de progressão de carreira”.

Outro ponto que causa descontentamento e injustiça no seio dos enfermeiros, tem a ver com as especialidades. “Fruto do descongelamento mal feito em 2018 (da parte do Governo), temos colegas especialistas que passaram a ter um vencimento inferior a outros colegas, sem qualquer especialidade”, clarificou.

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) mostrou-se disponível para o diálogo e que para já não há um “extremar de posições” com a marcação de greve, mas assegura que deve haver “cedências de ambas as partes”, explicou o presidente do SE, Pedro Costa, em jeito de alerta.