A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Serpa participa na reunião transfronteiriça das Pequenas e Médias Empresas

Escrito por em Outubro 31, 2022

A Confederação Portuguesas das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) deu mais um passo em frente na internacionalização das suas actividades e na procura de mais sinergias, com a participação numa associação transfronteiriça de trabalhadores independentes.

A entidade chama-se “Unión Transfronteriza de Autónomas y Pymes Huelva-Alentejo”, e é a consequência de um projecto desenvolvido pela Asociación Autónomas Asociados de Huelva AUTMAS.

O grupo espanhol tem trabalhado nos últimos meses na iniciativa “Desenvolvimento Económico Transfronteiriço através dos Trabalhadores Independentes”, fundamentalmente, na parte norte da província de Huelva e na sua reflexão fronteiriça no Alentejo. Conta com a colaboração da Secretária Geral de Acção Externa, da União Europeia e Cooperação do Ministério da Presidência, Interior, Diálogo Social e Simplificação Administrativa da Junta de Andaluzia.

A CPPME, em nota de imprensa, adiantou que “participará activamente nas acções desta nova associação, bem como outros parceiros que participarão em projectos futuros. A AUTMAS tem-se focado em sensibilizar para a necessidade de unir esforços em ambos os lados da fronteira e aproveitar as sinergias que podem ser criadas para crescer em conjunto”.

Ao longo dos últimos meses, têm-se realizado reuniões com representantes de empresas, associações de freelancers e instituições na zona montanhosa de Huelva, fundamentalmente, para os informar dos benefícios que a formação de uma entidade e uma acção comum com os seus homólogos portugueses trariam.

O mesmo aconteceu com a Câmara Municipal de Serpa e associações empresariais da região, com a participação da CPPME, viabilizando a inclusão de alguns dos seus parceiros nesta nova associação. Foram realizadas reuniões de trabalho em Rosal de la Frontera e Serpa, e a intenção dos promotores da associação é continuar a colaborar para tentar concretizar projectos comuns no futuro.